Você já deve ter ouvido falar em IMC (Índice de Massa Corporal). Você sabe para que serve? Sabe calcular o seu?

O IMC é um índice adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o cálculo do peso ideal de cada indivíduo. Para adultos, espera-se encontrar um IMC entre 18,5 a 24,9. Entre 25 a 29,9, já classificamos como sobrepeso e IMC de 30 ou mais,a pessoa já fica classificada como obesa. Idosos, o ideal é um IMC no mínimo de 22 kg/m2 e máximo de 27kg/m2.  

Para calcular o IMC, basta dividir o seu peso atual pela sua altura elevada ao quadrado (IMC= Peso / altura x altura): Ex: 60kg/ 1,70/ 1,70= 20,7.

Para estudos, avaliações de indivíduos em grande quantidade, o IMC é bastante utilizado. Importante evidenciar que não é adequado afirmar que o invididuo é obeso exclusivamente pelo resultado do IMC.  O IMC é um peso cheio, não há separação do total de gordura, massa muscular, massa óssea, água..

Atletas podem ser considerados erroneamente como obesos, porque tem grandes quantidades de massa muscular. Assim, como tem muitas pessoas que aparentemente no IMC são consideradas magras, mas na realidade tem grande percentual de gordura e baixa quantidade de massa muscular.  

É muito mais importante se preocupar com quanto você tem de massa muscular. E para isso, é bem imprescindível fazer uma avaliação física, feita por nutricionista, educador físico ou médico.

Lembre-se que quanto mais massa muscular você tiver, a tendência é que seu percentual de gordura fique menor, seu metabolismo se torne mais acelerado, pois você precisa de mais energia para manter o organismo funcionando e a sua disposição também é maior!

Procure um médico! Um educador físico! Exercícios resistidos ( ex: musculação) intercalos com exercícios aeróbicos ( caminhada, corrida, bicicleta) auxiliam muito no processo de aumento de massa muscular. Se somente ingerir proteína fosse suficiente, bastaríamos ir na churrascaria…… Portanto, pense em alguma atividade que você sinta mais afinidade e Sai do Sofá. Combater a obesidade é um grande desafio para manter sua qualidade de vida por muito mais tempo. Se você se sentir a vontade, coloque o seu IMC na urna! Isso vai nos ajudar a direcionar novos projetos! Junte-se a nós!

#longevidadesaudavel #qualidadedevida #perderpeso #massamuscular #healthylifesytle

Por Letícia de Melo Pereta- Nutricionista