Implantação de Caixa de Sugestão

Com intuito de melhorar a comunicação entre usuários, colaboradores e administração, foram instaladas 10 caixas para coleta de opiniões, sugestões e reclamações. A ideia é identificar a imagem real que nossos serviços representam a todos seus usuários, possibilitando observar problemas e criar medidas para melhoria contínua.

No primeiro mês da implantação (março) o ponto mais abordado foi à demora do atendimento devido à defasagem de profissionais e permanência do paciente em sua jornada no hospital. A primeira ação junto à administração foi a realização de licitação, para contratação de empresa prestadora de serviços médicos, com objetivo de suprir a vacância médica na instituição, trazendo maior segurança na assistência.

Outra ação que está sendo realizada em função dos problemas identificados, é o plantão administrativo junto à unidade de Pronto Socorro da FUSAM. O intuito é iniciar o departamento denominado NIR, ou seja, Núcleo Interno de Regulação, que é uma Unidade Técnico Administrativa que possibilita monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar.

Para o presidente da instituição, Fernando Zanetti, essas medidas são desdobramentos do plano de ação de melhoria contínua, em função dos apontamentos deixados nas caixas de sugestões, afirma ainda que trará certamente qualidade no atendimento dos pacientes.